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Sumário

Diferenças e vantagens entre franquia, coorporativo e associativismo para abrir uma farmácia 

 

Introdução 

Quer abrir uma farmácia, mas não sabe qual modelo de negócio é o melhor?  

Este artigo irá apresentar as principais diferenças e vantagens entre franquia, coorporativo e associativismo, para que você possa escolher a opção que melhor se adapta ao seu objetivo.  

Leia até o final e faça a sua escolha! 

 

Associativismo 

O associativismo é um modelo de negócio que tem se destacado como uma alternativa para os empresários que desejam competir com grandes marcas no segmento farmacêutico.  

Entre as características do modelo associativista, pode-se destacar que os direitos da marca são cedidos ao associado e que o associado é dono do seu próprio negócio, possuindo autonomia para tomar as decisões em sua loja.  

Uma sugestão de layout é apresentada com o objetivo de padronizar a marca, mas o lojista também possui certa flexibilidade para avaliar o que se adequa à sua loja. 

Além disso, o associativismo permite a realização de compras em conjunto, ações de marketing compartilhadas e uma administração profissionalizada.  

Todos os meses, uma mensalidade é cobrada com o objetivo de manter as operações da rede. E todo o lucro da loja é destinado para o lojista, ou seja, a associação não recebe nenhum valor referente às vendas do estabelecimento.  

Assim, o associativismo oferece uma série de vantagens, como o suporte personalizado, sugestões de indústrias parceiras e flexibilidade na gestão do negócio.  

Essas vantagens podem ser ideais para empresários que buscam maior competitividade no mercado farmacêutico. 

 

Franquia Farmacêutica 

Uma franquia farmacêutica é um modelo de negócio em que o franqueado é precisa seguir um conjunto de regras pré-determinadas para gerenciar seu negócio.  

 

O layout da loja é totalmente padronizado com o objetivo principal de reconhecimento da marca pelo consumidor final.  

 

Características 

  • Os direitos da marca pertencem à franqueadora;  
  • O franqueado deve seguir regras pré-determinadas pela marca;  
  • É exigido o pagamento de royalties pelo uso da marca, produtos e sistemas;  
  • O franqueado deve respeitar os protocolos de compra, incluindo volume dos produtos que serão adquiridos e serviços específicos para o seu negócio;  
  • O contrato estabelece a duração do modelo e as obrigatoriedades para ambas as partes;  
  • Uma porcentagem do lucro das vendas é destinada à franqueadora, variando conforme os termos do contrato assinado.  

 

Vantagens 

  • Conta com uma padronização que oferece praticidade na gestão da loja;  
  • A marca já é conhecida e reconhecida pelo público consumidor;  
  • O lojista pode aproveitar os benefícios das negociações realizadas pela franqueadora;  
  • Os protocolos de compra e venda de produtos já são estabelecidos pela franqueadora;  
  • Pode ter maior visibilidade no mercado.  

Embora existam muitas vantagens ao decidir escolher uma franquia farmacêutica, nem sempre é a primeira opção para empresários que gostam de autonomia na gestão de seu negócio.  

Porém, para quem deseja uma estruturação predefinida e uma marca já conhecida pelo mercado, o modelo de franquia farmacêutica é uma opção vantajosa. 

 

Licenciamento 

Ao contrário das franquias e do associativismo, o licenciamento é uma opção de modelo de negócio para empresários que querem impulsionar o reconhecimento de sua marca no mercado.  

Neste modelo, a empresa recebe suporte na montagem e planejamento do negócio, mas sem o compromisso de seguir protocolos de compras, fornecedores específicos ou pagamentos de royalties pelo uso da marca.  

O empresário que escolhe o licenciamento deve manter o padrão visual e identidade da marca, mas tem flexibilidade na administração da loja e liberdade para negociar localmente valores de compras, fornecedores e serviços específicos para o seu negócio.  

O contrato possui uma duração menor e menos obrigatoriedades para ambas as partes, além de abranger somente o que se refere à utilização da marca.  

A vantagem do licenciamento é que o empresário não precisa se vincular a uma rede, já que o suporte oferecido é basicamente para a aplicação da marca.  

É uma excelente opção para empresários que desejam flexibilidade na administração do empreendimento e visibilidade da marca. No entanto, deve-se ter em mente que não há suporte exclusivo para o desenvolvimento do negócio e todos os processos comerciais ficam por conta do licenciado. 

 

Conclusão 

Concluindo, pudemos analisar as diferenças e vantagens entre o associativismo, a franquia farmacêutica e o licenciamento para abrir uma farmácia. O associativismo se destaca por permitir que empresários independentes tenham maior competitividade no mercado, além de oferecer suporte personalizado sem a perda da autonomia de gestão do negócio. Já a franquia farmacêutica é uma opção para quem busca facilidade na gestão e reconhecimento da marca, mas com restrições e obrigatoriedades pré-definidas.

 

Por fim, o licenciamento é uma alternativa para quem deseja flexibilidade na administração do empreendimento e visibilidade da marca, mas sem o suporte técnico e comercial. Esperamos ter ajudado na busca pelo modelo de negócio ideal para abrir uma farmácia de sucesso.