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estratégias de competição e concorrência

Sumário

Como tornar sua farmácia mais competitiva e lucrativa na região

 

Se você possui uma farmácia, sabe que o mercado está cada vez mais competitivo e agressivo. Cada vez mais pessoas enxergam oportunidades no ramo e, por isso, abrem novas drogarias a todo instante.

 

O Sebrae calculou de 2020 até 2022, foram abertas 29 mil farmácias em todo o Brasil. Uma média de quase 10 mil por ano.

 

Por isso, é essencial adotar estratégias que te ajudem a se destacar da concorrência e a garantir a lucratividade do seu negócio. As drogarias que vão sobressair e permanecer lucrativas por muitos anos, são as que são focadas na eficiência, atratividade e lucratividade.

 

Neste artigo, vamos discutir algumas ações práticas que podem impulsionar a competitividade da sua farmácia, como a diminuição da margem operacional, a melhoria do layout, o investimento em iluminação, a adequação do mix de produtos e a redução de custos.

 

Então, continue lendo e descubra como fazer sua farmácia brilhar na região!

Diminuição da margem operacional

Ah, a famosa margem operacional! Ela é ótima quando se trata de lucros, mas pode ser bem complicada quando se trata de competitividade.

 

Então, é hora de diminuir um pouco essa margem e ganhar mais nas vendas! Parece contraditório, não é? Mas a ideia é aumentar a performance da sua farmácia, com o crescimento de outros indicadores, para compensar a diminuição da margem operacional. Assim, mesmo com uma margem menor, o resultado final será maior.

Diminuição das margens de produtos

Outra tática para atrair clientes é trabalhar com margens de produtos mais baixas. Sim, você pode deixar de ser a farmácia mais cara da região!

 

Quem sabe, depois de entrar na farmácia para comprar um “produto-chamariz”, eles não acabem comprando outros itens de maior margem?

 

Basicamente, você precisa escolher alguns produtos para precificar de forma mais competitiva e organizar na sua loja de forma a fazer com que os clientes lembrem de outros produtos que precisam comprar. Assim, você vai conseguir ganhar mais. É tudo sobre estratégia!

 

Melhoria do layout (organização) da farmácia

Se você quer chamar a atenção dos cliente da região onde a sua farmácia está localizada, é importante investir na melhoria do layout. Pense bem, a fachada e a iluminação são os pontos que primeiro chamam a atenção dos consumidores, então cuide bem deles!

 

Mas não é só isso, a parte interna da sua farmácia também precisa ser atrativa. Móveis de qualidade, uma comunicação de marca bem-feita e uma iluminação adequada são fundamentais. Lembre-se, uma farmácia sem identidade e estilo passa despercebida nesse mercado competitivo!

 

Cada metro da sua farmácia deve ser pensado para garantir que o cliente terá facilidade para encontrar o que procura e, assim, ter uma ótima experiência de compra.

 

Entenda mais, com o depoimento da Fabíola Stranieri, dona da Hiper Popular de Vilhena, em Rondônia:

 

Investimento em iluminação

Não subestime o poder da iluminação! Ela é capaz de transmitir a higiene e a qualidade do seu estabelecimento de saúde. Uma farmácia sem iluminação adequada certamente venderá menos. E não é isso que você quer, certo?

 

Então, invista na iluminação da sua farmácia. Um ambiente claro passa uma melhor sensação e, inconscientemente, o cliente se sente mais confortável e atraído para voltar mais vezes a sua loja.

Adequação do mix de produtos para farmácia mais competitiva

Oferecer um mix de produtos adequado às necessidades dos consumidores da região é essencial para garantir uma farmácia mais competitiva, porque muitos gestores não prestam atenção nisso, o que faz com que abra uma oportunidade.

 

Por isso, é importante saber quais os produtos são mais procurados pelos seus clientes e ter uma variedade que atenda a todas as necessidades. Lembre-se, uma farmácia que não oferece o que o cliente busca acaba perdendo clientes para a concorrência. Seja completo e não seja deixado de lado!

 

Utilize ferramentas e tecnologia para isso.

Redução de custos da farmácia

Você não precisa necessariamente demitir sua equipe para reduzir os custos da farmácia, sabia? Existem outras maneiras de otimizar suas atividades e ter custos menores. Por exemplo, fique mais atento à reposição de produtos com os fornecedores e analise todos os gastos menores que, no final do mês, fazem uma grande diferença no caixa da farmácia.

 

Ah, e nunca, jamais mesmo, use o dinheiro do caixa para despesas pessoais. Isso só trará problemas e pode até levar sua farmácia à falência. Seja esperto e cuide bem do seu dinheiro!

RM SaaS, o sistema completo para sua farmácia se tornar mais competitiva

Levando em conta os tópicos levantados nesse artigo, o RM SaaS, é a solução tecnológica do Grupo RM Farma, para você sair na frente da concorrência e aumentar a competitividade da sua farmácia.

 

Dentro das plataforma do RM SaaS você encontra ferramentas para adequação do seu mix de produto, treinamento para qualificação de equipe, cursos de layoutzição, análise de estoque e muito mais. A forma tecnológica e fácil de você garantir mais competitividade para sua farmácia na sua região.

Conclusão

Por fim. tornar a sua farmácia mais competitiva e lucrativa na região pode parecer um desafio, mas com as estratégias certas, é perfeitamente possível alcançar esse objetivo.

 

Lembre-se de analisar a performance da sua drogaria constantemente: rever as margens, investir no layout e na iluminação adequada, adequar o mix de produtos e reduzir os custos do seu negócio.

 

Siga essas dicas e esteja preparado para se destacar perante a concorrência e conquistar mais clientes. Agora é só colocar a mão na massa e fazer a sua farmácia alavancar os resultados!