fbpx

OS CUIDADOS REDOBRADOS COM DOENÇAS CARDÍACAS NO INVERNO

Para quem gosta do inverno e ganha inúmeras vantagens como chocolate quente, roupas mais elegantes e abraços quentinhos, é importante ressaltar que também há o risco de enfrentarmos grandes inimigos como as doenças cardíacas.

Isso quer dizer que, durante a época de inverno, é preciso estar atento ao crescimento dos riscos de doenças cardiovasculares.

Afinal, com a queda de temperatura, ocorre a diminuição da circulação sanguínea no nosso corpo, com essa diminuição de temperatura vem os riscos de angina (dores no peito) ou até mesmo um infarto.

De acordo com uma pesquisa feita pela American Heart Association (Associação Americana do Coração) a incidência de problemas cardíacos durante o inverno aumenta em até 25% se comparado aos casos que ocorrem durante outras épocas do ano. 

Por isso, é necessário que os profissionais da saúde estejam preparados para dar orientação e acompanhamento sobre os cuidados a serem tomados contra doenças cardíacas, não apenas nessa época, mas ao longo do ano todo.

Mas, mesmo com essa orientação e acompanhamento, é muito importante que você consiga ter em mente as causas e cuidados essenciais para a saúde do seu coração!

Então, nós da RM Farma, preparamos um artigo com tudo que você precisa saber para ter um autocuidado contra doenças cardíacas no inverno…

Você sabe por que doenças cardíacas são mais recorrentes no inverno?

No inverno o nosso organismo passa por um processo chamado vasoconstrição, esse processo acontece quando as artérias se contraem para preservar a temperatura do sangue, ou seja, ocorre a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos.

Então, quando o corpo passa por esse processo e diminui o fluxo de sangue para o músculo cardíaco, se o indivíduo já possuir uma doença crônica, como por exemplo hipertensão, colesterol alto ou uma carótida entupida, esse processo irá causar uma sobrecarga perigosa.  

Paralelamente, o clima frio tem a capacidade de piorar alguns sintomas de problemas crônicos já existentes, aumentando a pressão arterial e o risco de problemas graves, como um AVC.

Entenda que, nessa época do ano o nosso organismo fica mais propenso a doenças virais o que promove um esforço maior, causando desequilíbrio no coração.

As perigosas infecções virais durante o inverno

Durante o inverno, alguns dos vírus que causam gripes também podem ser responsáveis por um infarto conhecido como tipo 2, que acontece por um excesso de trabalho do coração decorrente a uma infecção. 

Alguns vírus conseguem se transformar e provocar uma reação inflamatória profunda, que é conhecida como miocardite viral, quando isso ocorre com uma pessoa idosa, tem um potencial de gravidade grande e precisa ser tratado por um médico experiente.

Mas, como é possível realizar uma prevenção contra essas infecções virais durante o inverno?

Continue lendo…

Como fazer a prevenção de problemas cardíacos no inverno?

A atenção com doenças virais no inverno deve ser redobrada!

Por isso, algumas formas de prevenção são essas: se manter aquecido, evitar choques térmicos, fazer esportes ao menos 3 vezes na semana, ter uma boa alimentação e fazer reposição de vitaminas.

Se tiver dúvidas sobre qual o tipo de vitaminas que precisa repor, indicamos as vitaminas Supra Health que são as vitaminas mais apropriadas para quem quer uma reposição rápida e eficaz!  

Em especial, indicamos o Ômega 3 Supra Health, que de acordo com a farmacêutica Natanny Swerts, atua como anti-inflamatório, contribuindo para a prevenção de doenças cardíacas!

Além disso, os farmacêuticos têm um papel importante no auxílio de prevenção de doenças cardiovasculares, por serem capacitados na identificação e solução dos problemas, principalmente relacionados ao uso de medicamentos.

Além disso, também pode ser feito um acompanhamento da farmacoterapia identificando fatores de risco, medidas de prevenção, efeitos adversos e interações medicamentosas.

Ele pode ajudar o paciente por meio da anamnese, além de auxiliar na conscientização de todos que vão até a farmácia, pois é de extrema importância que as pessoas se conscientizem sobre como prevenir doenças e se cuidar, não só na época do frio, mas o ano todo.

Também é importante ter uma rotina de sono de 7 a 8 horas, isso ajuda a cuidar do seu lado emocional, quando estamos tristes ou irritados a nossa pressão arterial e frequência cardíaca aumentam, consequentemente aumentando o trabalho do coração, e é por esse motivo que precisamos cuidar na nossa saúde em todos os aspectos.

Agora que você entende sobre doenças cardíacas, o que precisa ser feito?

É fato que, doenças cardíacas devem ser evitadas a qualquer custo e todas as épocas do ano.

Afinal, se você se cuida durante o ano todo, não precisa ter medo durante o frio.

Por isso, nós da RM Farma, pedimos para que você a partir de agora se esforce para prevenir todos os tipos de doenças cardíacas, antes mesmo que elas aconteçam!

Use a abuse de vitaminas e minerais que te auxiliam na prevenção dessas doenças, lembre-se, a Supra Health está com você em todos os momentos…

Compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares para que eles conheçam o risco de doenças cardíacas durante o inverno, afinal, conhecimento e prevenção são os melhores remédios!

Obrigado por ler até aqui, sua saúde vale muito para nós…

Comments are closed.