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Como usar o marketing digital para farmácias e gerar receita online

Como usar o marketing digital para farmácias e gerar receita online

Antes de tudo, você deve ter em mente sobre o porquê usar o marketing digital na sua farmácia.

O Marketing digital para as empresas hoje, é a forma mais rápida e simples de gerar visibilidade.

Então, quanto mais visibilidade, mais vendas, correto?

Na verdade, não é bem por aí, a maioria das farmácias apenas usam o marketing digital para gerar visibilidade e até onde sabemos, visibilidade não é igual receita.

Por isso, te perguntamos, você já pensou em triplicar as chances de as pessoas olharem seus produtos?

Mas, não pessoas qualquer, mas sim, pessoas com potencial de compra enorme!

Se você tem interesse em entender mais sobre esse assunto, continue lendo esse artigo até o final!

Por que ter o marketing digital na farmácia?

Se você tem uma farmácia, deve ter em mente que para manter sua loja física precisa pagar custos como aluguel, água, funcionários, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, alimentação para funcionários, etc.

Então, numa situação fictícia, imagine que você tenha 18% de custos fixos por mês para manter sua drogaria, (valor médio de algumas lojas do ramo farmacêutico) mais os custos variáveis.

Nesse caso, se você tiver uma loja muito bem localizada, uma fachada atrativa, após realizar um funil de vendas percebe que consegue chamar a atenção em média de 8% das pessoas que trafegam em frente a sua farmácia…  

Porém, se você investe nas redes sociais da sua farmácia, consegue atingir com as estratégias certas,o dobro de pessoas por dia ou muito mais.

Ou seja, muito mais pessoas vendo suas ofertas diariamente.

Esse é o principal motivo para ter o marketing digital na sua farmácia!

Por isso, agora que você já sabe a importância da implementação do marketing digital para farmácias, nós da RM Farma vamos ensinar você a executar!

Como deixar a sua farmácia online

Antes de tudo, para deixar a sua farmácia “on” você deve entender que existem diversas estratégias.

Então, vamos te apresentar duas estratégias que dão certo, porém com tráfegos diferentes, o Tráfego Orgânico e ou Tráfego Pago.

Tráfego Orgânico, uma estratégia onde não é necessário fazer nenhum pagamento para as plataformas de redes sociais como Facebook, Google e Tik Tok para começar.

Você precisa criar conteúdo como vídeos, fotos, imagens de promoções, etc.

Porém, caso não tenha muita familiaridade ou conhecimento para fazer esse tipo de ação, você também tem a opção de contratar uma empresa para fazer isso para você e terá apenas os custos mensais caso prefira terceirizar o serviço (claro que, se for nosso associado, você pode nos contratar).

Basicamente, você precisa montar um Instagram em conjunto a uma página no Facebook com o nome da sua farmácia e a foto de perfil com a sua logomarca.

Veja o exemplo:

Depois disso, basta configurar o perfil com as informações de endereço, se tem entrega ou não, uma frase de identificação da marca e uma chamada para ação com link para o seu WhatsApp.

Depois de configurar o perfil, basta fazer publicações diárias no feed, story e reels…

O segundo passo para realmente atrair muitos clientes, é criar anúncios direcionados a cidade!

Tráfego pago, pode ser muito complicado para as pessoas que nunca mexeram no Facebook Ads.

Ele é feito por meio do gerenciador de anúncios do seu Facebook, onde é possível criar sua campanha de anúncios e direcionar para a cidade que você quer, com a mensagem que você quer que as pessoas vejam.

Dessa forma, com um investimento financeiro nas plataformas, facilmente você consegue atingir milhares de pessoas da sua cidade por dia.

Isso é, milhares de possíveis compradores vendo suas ofertas todo santo dia com um botão que leva direto para o seu WhatsApp de atendimento.

Sua farmácia no Google

O Google é a maior ferramenta de pesquisa do mundo, quando você tem alguma dúvida, geralmente tem duas fontes para consultar: sua mãe e o Google (Youtube se encaixa aqui também).

O engraçado é que na maioria das vezes, sua mãe pesquisa no Google ou Youtube para te responder.

Por isso, é de suma importância fazer a sua farmácia aparecer quando alguém pesquisa algo relacionado à algum medicamento ou solução que a farmácia pode entregar para assim atrair mais clientes para o seu negócio.

Mas, como é possível fazer sua farmácia aparecer no Google? Isso é muito simples!

Primeiro, você tem que ter em mente o que é palavra-chave.

A palavra-chave, costuma ser o termo que as pessoas pesquisam no Google.

Por exemplo, se você está com uma dor no nariz e não sabe a causa, tende a pesquisar no google: “Dor no nariz, o que pode ser?”

Então, a pessoa vai encontrar a solução em forma de informação e essa informação pode estar indicando um medicamento.

Mas, a questão aqui é que, se sua farmácia estiver posicionada em primeiro lugar no Google quando uma pessoa pesquisa, você gera mais valor para o cliente e se caso esse cliente morar na mesma cidade que sua farmácia está localizada, bingo!

Vale ressaltar também, a importância de manter a localização da sua drogaria atualizada no Google Maps!

Paralelamente, uma outra estratégia valiosa, é criar artigos com palavras-chave relacionadas a medicamentos e em seguida colocar o nome da sua Farmácia.

Por exemplo:

Chá verde da marca xxxxx aqui na RM Farma de Varginha-MG.

Perceba que a palavra-chave principal aqui é o “Chá verde da marca xxxxx”, mas o Google é tão inteligente que sabe que a pessoa que está pesquisando por esse termo mora em Varginha e a RM Farma também está localizada em Varginha.

Afinal, quando o Google faz essa ligação, ele está entregando uma solução que é o propósito da empresa.

Se quer trabalhar o marketing digital da sua farmácia da forma certa, esteja no Google.

Usando links nos destaques

Trabalhar o marketing digital da sua farmácia, não envolve apenas aparecer, chamar atenção e vender. Na verdade, é muito além disso!

Facilitar a vida do cliente, essa é a chave. Por isso, se você seguir o que a RM Farma vai te mostrar agora, com certeza aumentará suas vendas online.

Os destaques do Instagram, precisam ser explorados pela sua farmácia para facilitar seu cliente a chegar no seu WhatsApp de atendimento e no seu endereço.

Veja os exemplos a seguir:

Nesse exemplo você pode adicionar o link do seu WhatsApp direto no destaque da sua farmácia facilitando assim a conversão.

Aliás, para conseguir realizar esse processo, faça o seguinte:

  • Pesquise no Google sobre link de WhatsApp
  • Gere seu link
  • Copie o link
  • Vá para os storys do Instagram 
  • Coloque a opção de figurinhas e adicione a opção LINK 
  • Cole o link do seu WhatsApp
  • Escreva algo como “aperte nesse botão para falar conosco no WhatsApp”
  • Pronto

Agora em relação ao endereço da sua farmácia, imagine que alguns turistas estão visitando a sua cidade.

Então, você trabalhou muito bem sua farmácia no Google e quando esses turistas pesquisaram sobre qual a farmácia mais próxima, sua farmácia aparece com o endereço atualizado.

Porém, na maioria das vezes quando esses turistas são jovens, tendem a ir direto no link do Instagram para buscar o endereço da farmácia.

Nesse caso, você precisa ter o destaque de localização no seu Instagram.

Veja o exemplo:

Nesse caso, para que você tenha esse destaque ativo, basta:

  • Atualizar o endereço da sua drogaria no Google
  • Verificar se o endereço é realmente o certo
  • Gerar e copiar o link
  • Vá para os stories do Instagram 
  • Coloque a opção de figurinhas e adicione a opção LINK 
  • Cole o link do seu endereço que o Google disponibilizou
  • Escreva algo como “Aperte no botão e veja nosso endereço”
  • Pronto

O mais interessante, é que se forem pessoas que não conhecem seu endereço, é possível colocar a opção de “ROTAS” para o Google gerar uma rota de onde o possível cliente está até sua drogaria.

Tenha um atendimento com excelência no direct e WhatsApp

Agora que sua farmácia atrai muitos clientes, é só esperar vender, correto?

Claro que não!

Afinal, é extremamente necessário que o atendimento da sua farmácia, seja no direct do Instagram, Messenger do Facebook e no WhatsApp.

Nesse caso, o grande segredo para ter um atendimento de qualidade é conhecer os preços da drogaria, também a logística de tempo e taxa de entrega.

Depois que você ou seus funcionários dominarem esses 3 pontos chaves, basta ter disposição para atender clientes a todo momento até a hora que a drogaria fechar!

Aliás, um dos maiores erros do marketing digital das Farmácias, de acordo com as nossas análises, é não prestar o atendimento com ao menos o mínimo de qualidade.

São pontos chaves do atendimento ao cliente que vem das redes sociais:

  • Respostas rápidas
  • Áudio gera muito mais conexão com cliente
  • Só parar de responder quando fechar a venda
  • Sempre agregar ofertas relacionadas aos produtos que os clientes procuram

Por isso, se dedique no atendimento para que você possa aumentar seu faturamento cada vez mais!

Sua segunda loja com menos custos

Hoje em dia, existem milhares de empresas que tem 100% do seu faturamento provenientes de vendas online.

Se por acaso, você ainda não entendeu que o marketing digital pode não só aumentar o faturamento de sua farmácia, mas pode ser uma grande parte da sua fonte de tráfego para vendas da loja física, você está super atrasado.

Já existem muitas farmácias no Brasil, uma do lado da outra praticamente e ainda assim não satura.

Mas, se você quer explorar o mar azul ao invés do mar vermelho, você tem que dar importância a partir de agora ao marketing digital para sua farmácia!

Esperamos que tenha gostado desse artigo e se por acaso quiser ajudar para implementar o marketing digital na sua farmácia, se torne nosso associado!

Muito obrigado e até o próximo artigo!

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