6 coisas que você precisa saber sobre a gestão da sua drogaria

6 fatores essenciais para a gestão eficiente da sua drogaria


O mercado de drogarias tem crescido acima da média nacional, na casa dos dois dígitos por ano. A Farmarcas – associação criada para administrar agrupamentos farmacêuticos - disponibilizou um e-book completo com os dados do mercado em 2018 e uma profunda análise das tendências para o varejo farmacêutico para 2019. O material também tem entrevista com Edison Tamascia, presidente da Febrafar e da Farmarcas, vale a pena conferir – é gratuito.

De acordo com Tamascia, “nos últimos anos empresas de outros segmentos têm investido em redes de farmácias. Por consequência natural, as empresas mais profissionalizadas buscam atuar nesse mercado, então aumenta a concorrência”.

E esse é um dos principais motivos pelo qual sua drogaria precisa profissionalizar a gestão. Porque, apesar de ser um mercado muito estável, é igualmente muito concorrido e, cada vez mais, profissionalizado.

Por isso, a RM Farma preparou esse material, com 6 coisas que você precisa saber sobre a gestão da sua drogaria. Acompanhe abaixo.

1. Acompanhe os números de perto

Você sabe quanto você vende? Mesmo? E o controle do seu estoque, como está? Essas são duas das muitas perguntas que você deve se fazer para garantir o melhor faturamento, com a maior lucratividade.

Não sabe a diferença entre um e outro? A gente te explica aqui.

Conhecer e controlar os números da sua drogaria de perto é o primeiro passo para a gestão eficiente, que vai levar a sua loja a comprar melhor, vender melhor e conseguir a melhor lucratividade.

2. Tenha um responsável pelo registro correto desses números

Você já ouviu o ditado que “cachorro com dois donos morre de fome”? Verdade seja dita: todo processo precisa ter um dono, uma pessoa responsável por fazer aquilo. Caso contrário, sempre ficará para mais tarde, para amanhã, para o fim do mês...

Os números são a principal fonte de informação que você tem em mãos para entender para onde sua drogaria caminha e em que ponto da estrada ela se encontra. Mas esses dados precisam estar corretos, completos e sistematizados.

Não é pequeno o número de donos de farmácia que ainda têm o famoso (e pouco preciso) ‘caderninho’. Nós estamos na era da informação e da tecnologia, não tem porquê você não usar todas as ferramentas a seu favor e transformar a realidade da sua drogaria.

Falando em ferramentas...

3. Entenda o que os números dizem


Você, associado da RM Farma, tem à sua disposição as melhores e mais modernas ferramentas do mercado farmacêutico. Seja o PEC (Programa de Estratégias Competitivas), o PAI (Painel de Aferições e Indicadores), o IQVIA, o GeoFusion...

Mas de nada adianta se você não entender o que essas ferramentas significam e como elas podem orientar a sua gestão. Números, por si só, não significam nada. O que realmente vale é a inteligência de mercado e a análise feita a partir deles, estas são as bússolas para orientar você.

Na RM Farma você tem acesso não só às ferramentas, mas a profissionais especialistas no varejo de drogarias e em gestão, que oferecem para a sua loja toda a consultoria necessária para extrair a informação preciosa que está escondida atrás dos gráficos.

4. Saiba como comprar

Repor o estoque da drogaria não é só uma questão de “bater o olho” e comprar o que você acha que está faltando.

O mercado cada vez mais profissional exige técnicas como compra por curva ABC ou por demanda. Além disso, não há espaço mais para drogaria que tem medicamentos próximos à data de validade, produtos parados no estoque há mais de 90 dias ou falta dos genéricos mais procurados do seu mercado.

Aliar a técnica de análise do estoque com o BRIC – um dos indicadores do IQVIA que mostra a lista de produtos mais vendidos e mais procurados em cada região. Isso permite que a sua drogara tenha um mix de produto ajustado, ou seja, nem estoque demais, nem falta dos itens mais procurados, seja em medicamento, higiene, beleza ou perfumaria.

Além de comprar bem, você precisa precificar bem. O que nos leva ao próximo item da nossa lista.

5. Use a precificação estratégica

Precificação estratégica é a técnica de mercado que leva sua drogaria ao equilíbrio perfeito entre oferecer descontos agressivos e manter a boa rentabilidade da loja.

Não é nem vender mais barato que o concorrente, nem manter o seu preço a qualquer custo – mesmo ao altíssimo custo de perder clientes!

A RM Farma oferece esta análise aos seus associados através dos seus departamentos de consultoria e compras. Mas, a técnica só vai funcionar se o seu estoque estiver com dados corretos. Aposente Esqueça de vez o caderninho!

6. Traga sua equipe para o jogo

Agora que você já está com todas as informações da sua drogaria em mãos e sabe para onde o seu mercado caminha, é hora de trazer o seu time para o jogo.

Uma das melhores maneiras de fazer os seus funcionários vestirem a camisa e se empenharem é oferecer um programa de comissionamento e bonificação. Não aleatoriamente, mas com metas estabelecidas e objetivas.

Sim! Metas. Não tenha receio de estabelecê-las e nem de delegar funções. Lembra que falamos lá no início que precisa haver um “dono do processo”? Esta é a hora de delegar responsabilidades, por exemplo, escolhendo líderes, estabelecendo tarefas nos horários de menor movimento e cobrando desempenho.

Tudo isso deve estar atrelado ao reconhecimento daqueles que cumprem o que se espera deles.

Como fazer isso?

Pergunte ao seu consultor! A RM Farma tem uma equipe inteira à sua disposição para te mostrar como fazer e te ensinar como aplicar tudo isso.


12 de abril, 2019   |   Consultoria   |    empreendedorismo negocios
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