Como divulgar a sua drogaria para obter sucesso em vendas

Para chamar a atenção do cliente é necessário ir além do que apenas praticar preços competitivos

Para chamar a atenção do cliente é necessário ir além do que apenas praticar preços competitivos frente à grande concorrência deste mercado. Não basta ter os melhores preços e os melhores descontos, é preciso saber como divulgar sua drogaria para obter sucesso em vendas. Empresas que buscam o diferencial nos pequenos detalhes saem na frente quando o assunto é atrair, reter e fidelizar o consumidor.

As 4 principais formas de fazer um marketing eficiente são:

1. Organize a “casa”: tenha um ambiente que vende
2. Fora da “caixa”: cuide da imagem que o consumidor tem da drogaria
3. Mão na massa: faça seu cliente se sentir especial
4. Aposte no digital: ele não é o futuro, é o presente

Vamos acompanhar cada uma dessas estratégias que, quando bem executadas, são essenciais para o sucesso nas vendas.

1. Organize a “casa”: tenha um ambiente que vende

Um ambiente aconchegante facilita a entrada e permanência do shopper na sua loja. Investir em uma loja bem iluminada, climatizada e sonorizada, onde todos os produtos sejam dispostos de maneira organizada, devidamente identificados e precificados, faz com que o cliente se sinta confortável em realizar as compras. A layoutização interna bem elaborada não é somente uma questão estética, mas uma estratégia que visa proporcionar uma experiência diferenciada de bem-estar aos shoppers durante o período de compra.

A fachada da drogaria é uma das formas de comunicação mais importantes. É por meio dela que os clientes terão a primeira impressão da sua loja e a opção de enxergá-la como referência na região. Sim, a fachada é essencial para comunicar o estilo da drogaria, o preço praticado, além dos produtos e serviços que ela pode oferecer.

Utilize o espaço interno a seu favor de forma estratégica. Aproveite os locais de visibilidade do seu público, como os vidros de entrada, paredes ou cestões para comunicar aos seus clientes os serviços oferecidos, descontos, eventos, campanhas ou ações pontuais. Claro, sempre prezando pela harmonia das informações, sem causar poluição visual.

2. Fora da “caixa”: cuide da imagem que o consumidor tem da drogaria

“Antes que você chegue a um lugar, seu nome ali já estará” (Filme Cruzada). O seu público já te conhece, seja de maneira positiva ou não. Seja por passar na porta da sua drogaria e gerar a própria percepção sobre seu negócio ou mesmo por terem ouvido algo a seu respeito: atendimento, produtos, serviços e preços.

Comunique-se com o seu público. Isso fará com que você esteja no controle do que ele pensa a seu respeito, oferecendo a ele a oportunidade de conhecer sua drogaria e o que você pode oferecer. Divulgue os serviços oferecidos pela sua farmácia, principalmente o delivery. Invista em ações de grande absorção: jornal de ofertas, imã de geladeira, eventos na porta da loja, como por exemplo Blitz da Saúde e etc.

Explore outros níveis de divulgação de maior abrangência: carro de som, anúncio em jornais e revistas, rádios da cidade, outdoors. O importante é sua drogaria estar sempre “na cabeça” do consumidor.

3. Mão na massa: faça seu cliente se sentir especial

Quem não gosta de ganhar presente, não é mesmo?

Valorize seu cliente! Distribua brindes personalizados com a logo da sua drogaria (lixa de unha, canetas, chaveiros, etc). Além de conquistar seu cliente, essa é uma estratégia que pode contribuir muito para a fidelizá-los à sua loja.

Invista sempre em treinamentos e qualificações para sua equipe de colaboradores (balconistas, perfumistas, farmacêuticos, etc), para que eles se sintam confortáveis em fazer parte da drogaria e, consequentemente, isso irá refletir no bom atendimento aos seus clientes.

4. Aposte no digital: ele não é o futuro, é o presente

Sem dúvidas o marketing digital chegou para renovar a nossa forma de pensar e fazer comunicação. Esse é, de fato, o novo mundo em que vivemos e se quisermos comunicar de forma eficaz com a atual e futuras gerações, precisamos nos adaptar e reinventar para isso.

A sua drogaria precisa estar dentro deste cenário: através de uma página no facebook, instagram, whatsapp, um site ou blog, entre outras plataformas.

Mas, é preciso desenhar uma estratégia bem definida com ajuda profissional para que os investimentos sejam pautados em resultados.

O sucesso da farmácia não está apenas ligado aos preços praticados, mas também à forma com que a drogaria se relaciona com os seus clientes. Cuidar deste relacionamento é essencial para o alcance de grandes resultados e esses cuidados passam, sem dúvida, pelo marketing da drogaria. O setor de marketing da RM Farma oferece diversas possibilidades para você alavancar sua drogaria, desde à atração até a fidelização dos clientes, sempre visando alavancar o seu negócio e proporcionar aos consumidores uma experiência satisfatória. Converse com sua consultora de marketing.

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11 de abril, 2019   |   Consultoria   |    marketing farmacêutico varejo farmacêutico concorrentes drogaria
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