Entenda porque você deve fazer parte de uma rede de drogarias

Saiba o que uma rede de farmácias deve oferecer para você se associar

Essa talvez seja a grande dúvida que atinge a maioria dos empresários do setor farmacêutico quando pensam em passar a fazer parte de uma rede de drogarias: por que eu deveria colocar minha farmácia em uma rede? Aqui, você vai entender o que é uma rede de drogaria, como ela deve atuar e quais os benefícios deve trazer para o seu negócio.

O varejo farmacêutico vem crescendo na casa dos dois dígitos, pelo menos, nos últimos 3 anos. Crescimento esse que reflete diretamente no comportamento do mercado, fortalecendo o agrupamento em associações e redes de drogarias.

As drogarias independentes (que não participam de nenhuma rede) ainda são o maior número de estabelecimentos do varejo farmacêutico do país. Porém, mais de 60% do faturamento de todo o mercado está com as redes de farmácias e drogarias. 

Se unir a uma rede de drogarias vai fazer com que o seu negócio se mantenha competitivo em um mercado com cada vez mais concorrência e cada vez mais profissionalizado. Por isso, neste artigo você vai saber:

1. O que é uma rede de drogaria
2. Porque o mercado caminha para o associativismo
3. Como uma rede de drogaria ajuda seu negócio
4. Como se associar a uma rede

Então, vamos lá.

1. O que é uma rede de drogarias
Basicamente, uma rede de drogarias é uma “associação”, onde as farmácias seguem um mesmo modelo de negócio e gestão, além de ter acesso a melhores negociações com a indústria farmacêutica e distribuidoras. Porém, participar de uma rede deve ir além de ser um grande grupo de compras. Esse é, sim, um dos benefícios, mas o suporte deve abranger toda a área de gestão e marketing. Uma grande vantagem para o empresário que decide se afiliar a uma rede neste caso, é o acesso a várias ferramentas de otimização de gestão do seu negócio, ampliando, assim, a sua capacidade de se destacar no mercado.

2. Porque o mercado caminha para o associativismo
Como falamos anteriormente, o varejo farmacêutico cresce mais de 10% ao ano, média acima do PIB brasileiro, que é de 1% a 2% ao ano. Porém, mais de 60% do faturamento está com as drogarias que fazem parte de redes. Em algumas regiões do Brasil, como nos estados do Norte e do Nordeste, esse número chega a 80% do faturamento.

Ou seja: um número grande de farmácias independentes disputa apenas 30% de tudo que é vendido. Os outros 70% do bolo vai para o bolso dos donos de drogarias que já fazem parte de uma rede de drogarias.

Se por um lado os números parecem positivos, por outro significa que existe um nível maior de concorrência não só pelo número de novas drogarias, mas também pela diferenciação das estratégicas de mercado (poder de compra, gestão de estoque, marketing, mix de produtos, captura de vendas, gestão financeira e recursos humanos). 

A RM Farma é a rede de drogarias que mais cresce no país. Atualmente, nós temos mais de 450 farmácias associadas em 13 Estados. A RM Farma já é a 5ª maior rede de Drogarias do Brasil e a 2ª maior de Minas Gerais.

3. Como funciona uma rede de drogarias
Fazer parte de uma “central de compras” é o primeiro fator que vem à mente dos donos de farmácias quando pensa em aderir a uma rede, para conseguir melhores condições comerciais. Mas, uma rede de drogarias precisa dar suporte na gestão do negócio.

O uso de ferramentas é essencial para a melhoria contínua da farmácia. Na RM Farma você conta com profissionais especializados no segmento farmacêutico para a otimização da gestão das drogarias associadas, com análise de indicadores, custos da loja, faturamento, CMV, mix adequado à sua região e ao tamanho da sua drogaria, levando à tomada de decisão baseada em dados.

Outro aspecto importante é a padronização da comunicação, com fachada, gestão por categoria e layoutização interna que proporcione aumento nas vendas, com  estratégias de marketing bem desenhadas. Uma boa rede de drogarias deve oferecer todo esse suporte.

4. Como se associar a uma rede de drogarias
Na RM Farma o acompanhamento é feito desde o primeiro contato com a Expansão, onde o lojista já recebe uma consultoria inicial de geomarketing, analisando o ponto onde a farmácia está inserida, o potencial de consumo e o de mercado. A assessoria se estende ainda na escolha da melhor marca para o seu negócio e o seu mercado, seja o perfil da drogaria popular ou de farmácia tradicional.

O Grupo RM Farma é a rede de drogarias que conta com marcas que atendem todas as tendências do varejo farmacêutico. Nós vamos te ajudar a escolher o modelo de negócio que melhor atende sua expectativa e seu mercado, com uma das nossas 4 marcas: Rede Minas Farma, RM Farma Popular, Hiper Popular e RM Farma.

Com a nossa consultoria inicial, você vai saber qual o melhor modelo para você e tudo o que você precisa para fazer parte da rede que mais cresce no Brasil.

As vantagens de ser associado a uma rede de drogarias que tem crescimento consistente e marcas consolidadas no mercado são enormes. O Grupo RM Farma oferece apoio de ponta a ponta e trata a sua drogaria como um negócio, com foco na redução dos custos operacionais e no aumento da lucratividade.

O mercado caminha cada vez mais para essa expansão nos próximos anos, com fortalecimento das redes de drogarias que possibilitam diminuir os riscos com mais eficiência e profissionalismo. E essas são as principais razões do porquê você deve fazer parte de uma rede de drogarias.

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20 de novembro, 2019   |   Consultoria   |    rede de drogarias rede de farmácias associados
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