fbpx

Associativismo, o caminho do futuro para Drogarias

Você sabia que existem vários tipos de associações? Culturais, desportivas e sociais, de produtores rurais, filantrópicas, de consumidores, entre outras? 

Podemos dizer que as associações são modelos de negócios que carregam um grande potencial para o desenvolvimento econômico do país.  

Nos próximos tópicos deste artigo, vamos falar um pouco mais sobre essa modalidade e como ela pode ser uma ótima opção para quem está buscando crescimento no segmento Farma.  

O que significa Associativismo  

O conceito da palavra associação está ligado à união, conexão. O associativismo é a união de pessoas que buscam se ajudar para prosperar em um determinado setor. 

Esse modelo de negócios, permite que o associado tenha o compartilhamento de informações, o que ajudam a formular estratégias e realizar ações coletivas. 

Um ponto importante, é que empresas que fazem parte de uma associação unem forças para compras em conjunto, possuem administração profissionalizada e ações de marketing compartilhadas. Portanto, ao participar de uma associação, a empresa se torna mais competitiva. 

Diferença entre associação e franquia 

Apesar de parecerem iguais, a franquia e a associação são dois modelos de negócios diferentes, e isso nem sempre está claro para o consumidor final. 

Vamos te explicar melhor sobre as características dos dois modelos: 

° Na franquia, o lojista adquire o direito de utilização da marca, a loja tem um dono, mas a marca utilizada é da franqueadora, além de existirem regras que devem ser seguidas à risca, a identidade visual é totalmente padronizada e a política de fornecedores para adquirir produtos e serviços deve ser respeitada, qualquer tipo de compra que não se adeque à política de compras imposta pode ser vetada. 

° Já na associação, o lojista é dono de seu negócio e tem total autonomia para tomar as decisões, existe a sugestão de layout e marca comercial que a associação cria para padronizar a identidade visual da loja, mas o lojista tem o poder de decisão, inclusive sobre produtos e serviços, geralmente a associação indica negociações realizadas com fornecedores para auxiliar o lojista. 

As vantagens do modelo associativista 

Como você sabe, o ramo farmacêutico é muito competitivo, e por esse motivo é muito comum encontrar empresários que se queixam e buscam soluções para prosperar.  

Neste contexto, o modelo associativista surge como uma alternativa que traz inúmeras vantagens para você que é empreendedor. 

Aqui vamos te contar um pouco sobre a RM Farma e o nosso modelo de negócio. 

RM Farma, um case de sucesso no modelo associativista 

Desde 2011 no segmento de rede de drogarias, a RM Farma alcançou expressivos resultados e vem crescendo acima do mercado brasileiro, expandimos nossos horizontes para todo o território nacional aplicando as melhores práticas de gestão e com a maior caixa de ferramentas especializadas no varejo farmacêutico. 

Nós já somos mais de 750 farmácias em 20 estados + Distrito Federal. 

Nosso propósito é trazer prosperidade e integração a todas as pessoas, contamos com 4 marcas próprias exclusivas (Farma Popular, Hiper Popular, Minas Farma e RM Farma), marcas que são consolidadas no mercado e que atendem às principais tendências e cada perfil empreendedor. 

Impactar o seu negócio, nós sabemos como! 

A RM Farma conta com uma equipe capacitada no segmento de rede de drogarias, desenvolvimento de ações, análises estratégicas e uma gama de parcerias. 

Todo o suporte necessário para a sua farmácia alcançar o potencial máximo de faturamento e lucratividade. 

Você terá 3 pessoas da nossa equipe, dedicadas à sua farmácia: 1 na área de análise de indicadores, 1 na área de análise comercial e 1 na área de estratégia de marketing. 

Com parcerias fortes com a principais distribuidoras nacionais e regionais, nós garantimos que a sua drogaria terá todo o suporte e todo o acesso às melhores oportunidades do mercado, negociações comerciais exclusivas para redução dos custos sem perda de faturamento. 

Com a RM Farma você tem: 

INTELIGÊNCIA COMERCIAL 

Que conta com a análise de dados, ciclo de inteligência competitiva, análise das forças de mercado, criação de oportunidades reais e análise de fornecedores. 

NEGOCIAÇÃO ESTRATÉGICA 

Estratégias de segmentação por valor, precificação estratégica, política comercial, planejamento estratégico, planejamento tático para negociações e mix de produtos. 

SETOR COMERCIAL  

Indicação do mix ideal com base no seu mercado, gestão e análise de compras, as melhores taxas de cartão, PBM (Programa de Benefícios em Medicamentos) e as melhores OL’s do mercado. 

GESTÃO DE INDICADORES 

Serão implantadas ações de análise, correção e melhorias de desempenho, análise completa de mercado (concorrentes, região e preços) e ações para redução de riscos e custos. 

MARKETING 

Algumas das primeiras ações para os novos associados incluem: Análise do potencial de consumo a partir de Geomarketing, ações promocionais e de posicionamento de marca, avaliação de fachada, fluxo de pessoas, itens por sacolinha, atendimento eficiente, layoutização inteligente, funil de vendas, inteligência em marketing digital e a avaliação do seu ponto de venda. 

TRADE MARKETING 

O trade marketing é uma ferramenta importantíssima para melhorar as vendas da sua farmácia. Isso porque as ações do PDV (Ponto de Vendas) contribuem diretamente na fidelização do seu cliente 

Aqui na RM Farma, nós contamos com um conjunto de estratégias e ferramentas para deixar a sua farmácia cada vez melhor 

A RM Farma promove o seu desenvolvimento  

Aqui você terá acesso a cursos, eventos, congressos, workshops e treinamentos, além de ter as melhores práticas em gestão de drogarias e as tendências de mercado adaptadas para a sua realidade. 

Toda capacitação para você e sua equipe é disponibilizada em conteúdos semanais que irão abordar questões estratégicas, táticas e operacionais, para que você esteja sempre um passo a frente no segmento farma. 

Faça parte da rede de drogarias que cresce o dobro do mercado! 

Vamos trilhar juntos o caminho do sucesso e fazer a sua farmácia crescer cada vez mais! 

Bárbara Ashton – Conteudista da RM Farma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *