fbpx

O que nunca te contaram sobre marketing para drogarias

Saiba se você está alcançando todo o potencial da sua farmácia através de campanhas promocionais

Você já parou para pensar até onde vai o alcance da sua drogaria? E se você está usando todo o potencial dela com o público alvo? O que você leva em consideração ao criar as promoções e o marketing para sua drogaria?

Se você ainda pensa apenas na dispensação de produtos parados em estoque para suas promoções, você nunca vai ter efetividade nas ações ou lucrar com elas.

Eventualmente, para realizar promoções com eficiência e direcionadas para o público alvo ao redor do seu negócio, é importante que você conheça as características sociodemográficas da sua região e descobrir o alcance da sua drogaria.

Isso se chama geomarketing e é sobre isso que vamos falar nesse artigo: umas das mais poderosas estratégias de marketing para drogarias.

Geomarketing e o potencial de consumo da sua região

O Geomarketing, ou Marketing Geográfico, é uma abordagem que permite a adaptação do mix de marketing (todas as ações) aos dados demográficos do mercado ao redor da drogaria.

Assim, os dados demográficos mostram se a sua região tem mais crianças menores de 12 anos e bebês ou mais adultos com mais de 60 anos.

Além disso, é possível conhecer a renda média das pessoas que moram ali e também das que transitam próximo ao negócio.

Por fim, uma análise de geomarketing também mostra o potencial máximo de consumo da região e o da sua drogaria, em relação aos concorrentes.

Grandes redes de farmácias contam com a análise de geomarketing, o que possibilita que as drogarias tomem decisões assertivas sobre o público alvo, impactem cada cliente de forma direcionada e alcancem o máximo potencial de consumo da região.

A RM Farma realiza estudos e projetos de marketing com pesquisas do potencial de consumo e do público alvo da farmácia, criando campanhas direcionadas a cada público.

Em resumo, geomarketing é uma prática de análise de dados sociodemográficos baseado em mapas para o desenvolvimento de ações de marketing mais assertivas, levando em consideração a faixa etária, sexo, residência, escolaridade e renda.

Neste sentido, esses dados são usados em estratégias criadas com base na análise do público em determinada localização.

Com isso, você consegue se comunicar de maneira mais assertiva com as pessoas e fazer delas seus potenciais clientes.

E como isso impacta a sua drogaria

A análise de geomarketing mostra exatamente qual o potencial de faturamento da sua drogaria com base na venda total da sua cidade ou da sua região, trazendo os dados de: 

  • concorrentes ao redor
  • potencial de consumo da população na área
  • gastos com perfumaria e medicamento na área
  • população economicamente ativa
  • dados sociodemográficos da região 

O geomarketing faz com que as campanhas sejam personalizadas e consigam atingir o público na hora e no lugar certos. Assim, você consegue ter clareza se suas promoções precisam ser voltadas para mães, idosos ou classe média alta, por exemplo.

Isso impacta na forma de comunicar, nos produtos que você vai anunciar e até mesmo na abordagem dos seus atendentes.

Além disso, ao conhecer a renda média das pessoas no entorno da drogaria, você consegue mais um dado para avaliar a sua estratégia de precificação.

Com a ferramenta de Geomarketing da RM Farma nós conseguimos analisar o potencial de consumo da sua farmácia, de acordo com as vendas da sua região para propor ações exclusivas para cada tipo de público.

Potencial máximo de consumo

Uma boa análise de geomarketing mostra o potencial da sua drogaria. Você pode querer alcançar um faturamento de 500 mil reais por mês, mas se o potencial máximo da sua região for de 100 mil reais por mês para cada farmácia instalada ali, os 500 mil estão fora da realidade.

Por outro lado, se o potencial máximo de consumo da região for de 200 mil reais, com seu faturamento na casa dos 100 mil reais você tem potencial para dobrar. E o estudo de geomarketing vai mostrar os principais públicos para conseguir isso.

Como fazer um estudo de geomarketing

De antemão, você vai precisar de uma ferramenta com os dados de mercado e demográficos.

Depois, você ou sua equipe de marketing vão realizar a análise estratégica desses dados e cruzar com as informações da sua farmácia.

A partir daí, vocês vão desenvolver as campanhas de marketing e a projeção de crescimento de acordo com os números e a análise.

Na RM Farma esse estudo de mercado faz parte de uma das primeiras ações da vertical de marketing para os associados, com uma análise do seu ponto comercial e do potencial de consumo da população.

Espero que esse conteúdo tenha ajudado você a saber como direcionar o seu marketing de forma estratégica para alcançar o potencial máximo da sua drogaria.

Se você deseja conhecer mais da RM Farma e receber uma apresentação completa, fale com um dos nossos consultores.

Clique neste link para chamar no whatsapp ou conheça nossa metodologia no nosso site.

Comments are closed.